Conceito de Decoração

decoracaoO termo decoração se refere por um lado ao processo e resultado de enfeitar um determinado lugar, como uma casa, um escritório, entre outros, por outro lado, se usa também para designar o conjunto de elementos que enfeitam um ambiente determinado e à disciplina que se encarrega de estudar a melhor forma para combinar estes elementos que mencionávamos.
A decoração, no entanto, nos propõe uma série de possibilidades para alegrar, ordenar e organizar o interior do nosso lar ou espaço de trabalho, denominada também como decoração de interiores e é uma das atividades mais habituais de profissionais capacitados que nos auxiliam, já que pouco entendemos sobre o tema, para que consigamos a melhor forma do meio que habitamos, então, para que o consigam, farão uso de determinados elementos, como a aplicação de normas vinculadas ao desenho, técnicas funcionais, ambientais, psicossociais e sensoriais, entre outras ferramentas.

Isto é, basicamente, a tarefa que fará o decorador de interiores que é manipular o volume espacial para dar ao lugar um tratamento superficial e encontrar o melhor aproveitamento do espaço que se tem.

Bem como ao arquiteto que se lhe destina à construção da casa, obviamente sempre respeitando e partindo das especificações de espaço que lhe damos e com as quais quereremos contar em casa, uma vez concretizada, entrará em ação o decorador de interiores para que lhe de uma identidade à mesma, também partindo de nossos gostos estéticos ou demandas tendo muito em conta os aspectos que fazem à funcionalidade do nosso espaço.

Uma vez que fique claro o que mencionamos ao final do parágrafo anterior, o decorador estará pronto para começar o seu trabalho, o primeiro que fará é planificar a distribuição do espaço interior e o equipamento que será instalado, que ficará sujeito ao seu critério, mas também dependerá dos gostos e preferências do cliente. Seu trabalho será aconselhar sobre o melhor estilo de móveis que combinam com o lugar em questão, o tipo de tapeçaria a ser utilizada, pintura, quadros, tapetes, cortinas e os objetos decorativos que obviamente estarão em estreita relação com o estilo que se escolha.

A metodologia que tradicionalmente utilizam os decoradores para moldar as ideias aos seus clientes é a elaboração de esquemas e desenhos.

Aquelas pessoas que desenvolvem esta tarefa podem se focar ou se especializar em diferentes disciplinas do desenho de interiores como o desenho residencial, comercial, institucional, entre outros.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Decoração