Conceito de Decisão

DecisaoA decisão é um termo que se refere ao processo cognitivo pelo qual uma pessoa pode escolher como agir e comportar-se em diferentes situações na vida em geral. A decisão envolve sempre um processo de elaboração de um nível mental que pode ser influenciado por várias razões, causas e circunstâncias específicas. O fato de tomar uma decisão é de tal modo, realizar uma escolha baseada em conhecimentos prévios, sentimentos ou sensações, preconceitos ou maneiras de pensar muito mais complexas com o que se estabelece à primeira vista.

A possibilidade de escolher e tomar decisões são exclusivamente humanas e tem a ver com o nível de consciência alcançado pelo ser humano ao longo de sua história. Neste sentido, o homem é o único ser vivo que pode tomar decisões que, ainda não sendo conscientes, envolvem uma escolha de diferentes fatos e aspectos de sua vida.

O mesmo fato de não tomar uma decisão é o de fazer uma escolha e para os filósofos de diferentes períodos históricos a questão da decisão e da possibilidade de escolher tem sido sempre relacionada com a liberdade, direito que não contam outros seres vivos como os vegetais ou animais.

O processo de tomada de decisão tem a ver em todos os casos com um processo consciente ou inconsciente na qual o sujeito age com consequência. Isto significa que o processo de tomada de decisões é sempre subjetivo e baseado em um acúmulo de ideias, sensações, conhecimentos prévios e supostos que, combinados de um modo particular para cada situação específica, fazem com que se considere apropriado tomar esta ou aquela decisão. As decisões podem chegar a ser em alguns casos mais determinantes que em outros casos e por isso que muitas vezes o processo de tomada de decisão se torna mais complexo e envolve vários aspectos a considerar.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Decisão