Conceito de Decepção

DecepcaoA decepção é um estado de ânimo, sentimento, muito habitual entre os seres humanos e que se caracteriza especialmente por sentir insatisfação quando aquilo que havia planejado ou que se esperava acontecer não ocorre, ou não acontece da maneira que não era esperado.

Mas não é só isso que podemos aplicar em planos ou situações, também podemos usar em relação às pessoas, ou seja, existem pessoas que podem certamente gerar decepção em outras quando não cumprem as expectativas que foram depositadas sobre elas, ou simplesmente se nos traem ou machucam com seus comportamentos e ações.

É importante destacar que embora a decepção seja um sentimento que pode ser superado, especialmente naqueles casos em que o perfil da pessoa que sofre caracteriza-se pelo positivismo, também pode ocorrer o contrário e continuar em longo prazo levando à frustração e finalmente em um estado ainda mais grave como é o da depressão.

Vale indicar também que muitas vezes este estado pode vir acompanhado de ansiedade e de muitíssimo estresse.

Então, se a decepção sofrida pela impossibilidade de conseguir algo ou em relação a uma pessoa, não é superada após um período de tempo considerado, e o que é pior, aumenta, a pessoa pode cair em um estado, também muito comum entre as pessoas, que é a depressão.

A psiquiatria indica que a depressão é um típico transtorno que pode sofrer nosso ânimo, na qual primam sentimentos como a infelicidade e a tristeza. A questão mais difícil de ficar neste estado é que a pessoa apresenta uma tristeza e uma amargura tão grande que será praticamente impossível desfrutar da vida e das coisas belas que ela tem.

Os conceitos que normalmente empregamos como sinônimos desta palavra são de desilusão e frustração que justamente nos permitem indicar a impressão hiper negativa que sofre uma pessoa perante uma situação de contemplar que aquilo que desejava ou esperava não acontece ou trava.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Decepção