Conceito de Decência

DecenciaA palavra decência é um termo que empregamos frequentemente em nosso idioma e que usamos para referir-se a diversas questões. Quando um indivíduo atua e se comporta em diferentes situações com honestidade e respeita as convenções sociais estabelecidas em sua comunidade ou no contexto em que se encontre, irá destacar-se por sua decência. Para a celebração de sua santidade é pedido aos fiéis que se vistam decentemente.

Além disso, quando se emprega o conceito a instâncias de um contexto sexual é para referir-se ao respeito à moralidade sexual. Que mantenha relações sexuais com sua namorada atento à decência proposta por esta família.

O oposto a esta referência é a desonra, que implica na perda de respeito, de estima e de honra, e por essa questão, é que situações como a provocação sexual e a nudez são consideradas opostas à decência.

Por exemplo, aqueles contextos ou sociedades que se caracterizam por serem muito conservadores vão impulsionar e promover ações e pensamentos a fim de decência, enquanto serão contrárias àquelas ações que são envolvidas em provocação.
Assim mesmo, quando alguém atua e pensa com honestidade, também será falado de sua decência. Mario é um jornalista que se destaca pela decência de suas opiniões.

A desonestidade é a ação que está no caminho em frente deste sentido. A desonestidade caracteriza-se pela ausência de honestidade, ética, honra e justiça em termos de pensar e agir.

Deve-se notar que a decência, na maioria das culturas do mundo é considerada como um valor notável.
Outro uso também atribuído à palavra decência está o sinônimo de limpeza.

A limpeza envolve o asseio, o cuidado e a dedicação que alguém trata algo que se apresenta. O conceito que se contrasta a este sentido é a sujeira, porque justamente indica a impureza e a falta de limpeza que se estabelece em algo ou alguém.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Decência