Conceito de Decálogo

DecalogoO termo decálogo se refere ao conjunto de dez princípios ou normas consideradas como básicas para o exercício de qualquer atividade, por exemplo, a transparência e a coerência devem fazer parte do decálogo de qualquer jornalista para exercer sem cortes sua profissão.

E por outro lado, o termo apresenta uma referência especial em quase todas as religiões. Cada uma conta com um conjunto de princípios a seguir e respeitar por todos os seus fieis, no entanto, na religião cristã, o termo é empregado para designar os dez mandamentos da lei de Deus.

De acordo com que está expresso na Bíblia, aproximadamente no ano de 1250 A.C, o profeta Moisés recebeu diretamente de Deus uma lista de mandamentos escritos à própria mão, em que o povo israelita deveria respeitar para poder fazer parte do seu reino. Conforme as folhas da Escritura Sagrada, Moisés permaneceu no Monte Sinai durante 40 dias e 40 noites, após este período, Deus lhe entregou duas tábuas de pedra onde estava contido o decálogo composto pelos dez princípios ou mandamentos. Quando Moisés desceu do monte viu que os israelitas estavam adorando um bezerro de ouro (um falso Deus que o povo acreditava), esta atitude o enfureceu e com isso ele destruiu as duas pedras entregues por Deus. Após este ato impulsivo, Moisés pediu perdão a Deus em nome do povo de Israel e assim selaram uma aliança, onde nos dois blocos de pedra ficaram invocados os mandamentos divinos.

Atualmente os dez mandamentos da Igreja Católica, difundido a seus fieis para ser cumpridos são: Amar a Deus sobre todas as coisas, não pronunciarás o nome de Deus em vão, santificar as festas, honrar pai e mãe, não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não darás falso testemunho, não desejarás a mulher do próximo, não cobiçarás as coisas alheias.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Decálogo