Conceito de Decadência

DecadenciaA decadência mostra o fim de uma era de brilho e esplendor a nível social que atinge seu ponto final e um passado glorioso. Em outras palavras, a decadência também mostra uma realidade em declínio que dá margem a uma nova etapa social. A decadência não é imediata na maioria das ocasiões, a não ser gradual e paulatina. A história é cíclica, mostra processos de mudanças constantes e grandes impérios, como por exemplo, o Império Romano, que também sofreu sua fase de decadência evidente.

Além disso, o contraste das etapas de riqueza cultural e econômica de um período com outros momentos de menos esplendor social mostra que toda realidade é relativa e que nada é permanente. A vida e a história mudam, por isso que é tão fascinante olhar o passado para conhecer todos os detalhes da história.

Em relação ao plano pessoal, a decadência pode mostrar o ponto de inflexão negativo na situação profissional de uma pessoa e pode representar também um período de azar por muito tempo. Já em relação às coisas e objetos, a decadência mostra que são antigos, que perderam a validade e que já não servem para nada.

Em termos psicológicos, assumir um processo de decadência pode ser doloroso porque depois de conhecer o valor da fortuna, do brilho e do elogio por parte dos outros, é necessário um processo de adaptação à nova realidade. Entretanto, vale recordar que todas as experiências humanas contribuem com uma grande aprendizagem.

Em relação à realidade de hoje, no contexto em que nos encontramos, observa-se que o individualismo é uma forma de decadência social que mostra a perda de valores importantes. O individualismo está vinculado com a ideia de cada um por si, da prioridade às suas preocupações e interesses, e deixa para um segundo plano o que pode acontecer com os outros. É inclusive mais visível nas grandes cidades onde também existe mais indiferença entre as pessoas pelo fato de não se conhecerem.

Quando um artista conhecido de grande êxito apresenta uma infinidade de fracassos, significa que sua carreira entrou em decadência e que sua fama vai se acabando aos poucos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Decadência. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/decadencia >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Decadência