Conceito de Debate

DebateO debate é um ato de comunicação que consiste na discussão de um tema polêmico entre duas ou mais pessoas, tem um caráter argumentativo, está dirigido geralmente por uma pessoa que assume o papel de moderador para que desta maneira todos os participantes em debate tenham garantido a formação de sua opinião, e embora não se trate de uma disputa que busca um vencedor, mas sim de conhecer os diferentes pontos de vista, normalmente, sempre se fala do vencedor. No entanto, será medido por quem sustentar a melhor ideia, do que aquele que tenha a razão.

Um debate geralmente ocorre quando necessário para apresentar ou defender as opiniões sobre um determinado assunto ou para facilitar a decisão de alguma posição. Com base nestes dois objetivos é que normalmente os debates são muito utilizados e também se tornaram nos últimos tempos nas grandes estrelas de qualquer campanha politica em qualquer país do mundo, já que através destes cidadãos existe a possibilidade de ver frente a frente aos candidatos que se apresentam para o mesmo cargo, como pode ser o presidente de um país, discutindo e apresentando suas plataformas politicas. E o mais importante, é que o mesmo é realizado pela televisão e ao vivo, e também poderá ser visto as reações, os modos e as emoções de cada um.

Aos senhores politicos ou otros que queiram brilhar num debate, seguem algumas dicas importantes: escutar o outro antes de responder, colocar-se em seu devido lugar, ser objetivo e breve, saber impor seu ponto de vista, não subestimar o adversário, ser tolerante, evitar o desrespeito e querer impor-se através de gritos, praticar e exercitar a voz para que o público possa entendê-lo, observar formalidade ao falar, acompanhar a crítica de uma proposta e mostrar-se seguro.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Debate. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/debate >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Debate