Conceito de Dança Contemporânea

Danca-Contemporanea

Uma das ações mais praticadas pelo ser humano desde os tempos antigos

A dança é uma das ações e atividades mais desenvolvidas pelos seres humanos assim como uma das mais antigas, ou melhor, é praticada desde o início da civilização humana.

Movimentos de todo o corpo ao ritmo de uma música para expressar emoções

Implica em movimentos de todo o corpo, desde os pés até a cabeça, ao ritmo de uma música qualquer, inclusive, muitas vezes é o tipo de música que determina o tipo e o ritmo de movimentos a realizar. Por outro lado, nos permite expressar sentimentos e emoções de todo tipo.

A dança contemporânea surge em forma de reação ao clássico e pela necessidade de expressar-se de maneira livre.

Claro que, através dos séculos, a dança como qualquer outra prática humana foi evoluindo, mudando e adaptando-se à época. No caso particular da dança contemporânea, seu surgimento se deve à reação contra as formas clássicas, como também à necessidade do homem expressar-se de maneira livre.

Na dança contemporânea, o bailarino expressa uma ideia, uma emoção ou um sentimento através de movimentos que são típicos dos tempos atuais, ou seja, são característicos dos tempos correntes.

Considera-se como dança contemporânea toda expressão que respeita as condições mencionadas e que nasceu no final do século XIX diante da necessidade de buscar uma alternativa de dança frente ao balé clássico e sua técnica tão estrita.

Maior liberdade de movimentos para o bailarino, inclusive, muitos dançam descalços e realizando saltos

O balé não significa apenas uma técnica rigorosa, ele é também uma técnica muito exigente e limitada dentro do palco; enquanto que a dança contemporânea é completamente o oposto: proporciona maior liberdade de movimentos para o bailarino, inclusive, muitos dançam descalços e realizando saltos.

No entanto, é muito difícil definir a dança contemporânea em um estilo só, na realidade, ela é uma mistura de estilos difícil de determinar um parâmetro comum entre todos.

Pode-se dizer que não existe uma definição concreta para a dança contemporânea, tudo pode ser aceito e levado em conta de modo que o corpo se expresse de maneira livre.

E como não poderia ser de outra maneira, a dança contemporânea não pode ficar de fora das inovações tecnológicas, por isso, boa parte dos seus intérpretes acrescenta a tecnologia em suas apresentações através de vídeos e imagens que são usados como fundo das coreografias.

Foto: iStock, claudio.arnese

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Dança Contemporânea