Conceito de Dado

DadoPara definir dado, primeiramente devemos analisar a palavra originalmente: Dado é um objeto solido com os lados planos, também conhecidos como poliedro que vem do grego poly, que significa muitos e edron que significa cara, ou seja, é um objeto sólido com várias caras e como exemplo, além de pirâmides e prismas, usaremos o dado.

O dado é um pequeno poliedro gravado com determinadas instruções e para continuar exemplificando, vamos usar o dado mais conhecido que é um cubo de seis faces com números gravados de um a seis que podem ser representados por caracteres como pontos ou números.

O dado, neste caso específico, serve para gerar um resultado aleatório que é restrito ao número de caras que possui. Sobre o resultado, podemos dizer que pode ser manipulado no caso de que seja um número através de diferentes formas dependendo do uso que se dá ao dado, como por exemplo, num jogo.

Em outra definição de dado, podemos dizer que dados são um conjunto de fatos diferentes e objetivos que tem relação com eventos. Os dados são fatos puros, fatos com detalhes que existem em grandes volumes no que se refere a organização de determinadas informações. Dado é a informação obtida através de um processo e apresentado de uma maneira que é relevante ao receptor. Dado, neste aspecto é conhecimento e capacidade de transformas informações em resultados de valor. A partir de uma base de dados se podem gerar informações que dão origem ao que chamamos valor de informação.

Dado, também é informação, conhecimento e competência, gestão de conhecimento. Informações processadas à partir de documentação, ou seja, de dados, para formar um documento mais complexo com um valor final a ser avaliado à partir dos dados processados.

Diz-se também de dado que é aquele que faz algo ou que propende a algo: inclinado ou propenso. Determinado, estabelecido ou fixado e ainda como substantivo tem como sinônimo o de ser suposto ou concedido. Dado é algo entregue a outrem que o recebe, com o qual, aquilo foi dado. Geralmente o ato de dar é considerado como espontâneo e sem o uso da força.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Dado. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/dado >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Dado