Conceito » Cultura

Conceito de Cultura




A cultura é o conjunto de formas e expressões que caracterizarão no tempo uma sociedade determinada. Pelo conjunto de formas e expressões, entende-se e inclui os costumes, crenças, práticas comuns, regras, normas, códigos, vestimenta, religião, rituais e maneiras de ser que predominam na maioria das pessoas que a integram.

Também, o mesmo termo serve para denominar a educação e habilidades que dispõe um indivíduo, pessoalmente e por fora desse todo que resulta ser a cultura.

Por exemplo, e para ilustrar com um exemplo, isto que comentamos mais acima, o festejo que ocorre depois da obtenção de um campeonato de futebol, costuma ser um dos rituais mais observados em várias culturas latinas e européias.

A variedade de culturas, assim como o variado universo de formas e expressões que estas supõem, é matéria de estudo, principalmente de disciplinas como a sociologia e a antropologia.

A respeito da origem da palavra e como consequência também da utilização que se lhe dará ao termo, mais ou menos, se remonta à Idade Média, quando a usavam para se referir ao cultivo da terra e o gado, já que provém do latim cultus que significa cuidado do campo e do gado, entretanto, quando se estava no século XVIII ou Século das Luzes como também a conhecem , na qual nasceu em muitos uma profunda vocação pelo cultivo do pensamento, imediatamente o termo mudou para o sentido figurado de cultivar o espírito.

A cultura pode ser de acordo com sua classificação tópica, histórica, mental, simbólica, estrutural, universal, total, particular, primitiva, desenvolvida, alfabeta analfabeta, sensista, racional e ideal, entre outras e está composta por elementos concretos ou materiais como: alimentos, moda, festas, arte, construções arquitetônicas e monumentos e por outros, os simbólicos ou espirituais, entre os que se contam os valores, as crenças, as normas, a arte e a linguagem, sendo a partir e graças a estes que poderemos diferenciar ou reconhecer uma cultura em respeito de outra.

Mais uma leitura:

Termo derivado do latin cultus, o conceito de cultura é complexo e de difícil representação por apresentar várias definições enmaranhadas em um só termo. É um conceito que surgiu a meados do século XVII, mas só no XIX começou a ganhar essa forma que conhecemos hoje em dia. Tal como podemos entendê-a rapidamente se poderia definir como a conduta e os costumes de um povo. Algumas vezes os costumes de um povo são louvados por este mesmo povo ou por outros e ao mesmo tempo são objeto de regeição e desaprovação por parte de outros povos. Alem do mais, normalmente existe em ambos casos, uma falta total de compreensão da essência e dos significados desses costumes. Quer dizer, o povo em geral não sabe exatamente o que é a cultura, salvo aqueles eruditos que estudam este conceito. Uma pessoa, ainda que possa criticar um detalhe ou outro de uma determinada cultura, não é capaz de interpretar a sua própia com exatidão ou descrever seus costumes, porque pasamos a vida toda dessa forma e fazemos quase tudo por hábito, ou seja, por costumes adquiridos pelos mais velhos e por nosso meio ambiente cultural.

Em uma concepção tradicional, cultura é a reunião de conhecimentos e saberes acumulados pela humanidade no decorrer de seus milenios de anos de história. Encontra-se em todas as sociedades sem distinção de raças, lugares ou períodos. A cultura está composta por vários sistemas estruturados de comportamentos. Os antropólogos, que sempre trataram das questões culturais, optaram por passar de um conceito de cultura como uma reunião de caracterísrticas quase casuais a um conceito que resalta mais as relações e as disposições sistemáticas e estruturais. Segundo alguns deles, cultura seria um conjunto complexo de conhecimentos, crenças, e costumes incluindo toda expressão artística, além de todos os hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade.

A partir dessa definição a cultura apresenta duas vertentes: uma com um componente interno ( os saberes, as normas, as crenças..) e uma com um componenente externo ( os comportamentos, as intituições...) Ou seja, o conceito de cultua evoluiu muito.

Desse modo, podemos resumir modernamente cultura como o conhecimento que uma pessoa adquire e aprende por sua condição de membro de um determinado grupo em um processo de socialização.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)