Conceito de Culto

O termo culto é geralmente utilizado como um adjetivo para se referir ao excelente nível cultural ou acadêmico que ostenta uma pessoa em particular, entretanto também pode ser usado para falar da devoção que se sente por algo ou alguém e que muitas vezes pode levar a recorrente a um tributo praticado em seu nome.

Neste último caso, também é conhecido como o culto da personalidade ou da pessoa, e envolve a adoração ou adulação que uma determinada comunidade dá a um deus ou a um líder tendo este morrido ou ainda estando vivo. Nesta situação, podemos citar alguns chefes de estado que conseguiram graças ao seu carisma angelical e expressividade, o amor incondicional da sociedade e de seus seguidores que são aqueles que impulsionaram todas aquelas manifestações a seu favor.

Embora, obviamente, todos são livres para decidir a quem renderão culto e esta certo que seja assim, em muitos ocasiões esta situação pode tornar-se exagerada e evoluir rumo a exaltações excessivas ou a perseguições sem sentido contra aqueles que se opõem a adoração ou reverenciar a um líder político ou um deus.

Além de tudo isso que dissemos, o termo culto é utilizado para designar as várias crenças religiosas que existem no mundo: Cristianismo, Judaísmo, Islamismo, entre os mais relevantes.

Neste contexto, é comum que em muitos lugares do planeta, lemos ou ouvimos falar sobre a liberdade de culto. A liberdade de culto é um direito fundamental que reconhece a liberdade que ostenta as pessoas de decidir livremente, sem a imposição de ninguém, a religião que querem praticar e acreditar. Outro aspecto que também é válido é a liberdade de optar por não acreditar em nada.

Ainda nos dias de hoje, infelizmente, escolher livremente um culto não é fácil em muitas culturas e comunidades. Geralmente, aqueles que se caracterizam por sua falta de abertura, como é o caso de algumas nações que têm o Islamismo como a única fonte de fé, não só são rigorosos com seus seguidores na hora de cumprir as doutrinas propostas, como também não os autorizam optar por outras crenças.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Culto