Conceito de Cromossomos

CromossomosOs cromossomos são estruturas formadas por DNA e se localizam no interior do núcleo das células.

O ácido Desoxirribonucleico ou DNA é uma cadeia formada por várias moléculas que contêm toda a informação necessária para criar um ser vivo que realize todos os processos necessários da vida. Eles se localizam no núcleo das células enroladas formando a cromatina, assim, quando a célula é dividida ou replicada, o DNA se organiza formando os cromossomos.

No caso dos seres humanos, um óvulo e um espermatozoide se unem no momento de originar um novo ser, cada um deles contém 23 cromossomos, o que corresponde às informações fornecidas pelos progenitores do novo ser. Quando estas células se unem originam um embrião que contém 46 cromossomos distribuídos em 23 pares, deles 1 par é de tipo sexual e tem como função proporcionar o sexo do novo indivíduo; já quando este par é formado por dois cromossomos X o indivíduo será do sexo feminino, porém quando corresponde a um cromossomo X e outro Y será do sexo masculino. O conjunto de cromossomos de um ser vivo é conhecido como cariótipo.

O DNA contido nos cromossomos é agrupado em frações sendo um após o outro, cada um deles tem a informação necessária para realizar seu processo e são conhecidos como Genes. Desta maneira, sabemos que cada cromossomo é formado por vários genes.

Os cromossomos possuem toda informação que define as características físicas de cada indivíduo, por exemplo, sua estatura, contextura, cor da pele, cor dos olhos, forma do nariz, das orelhas, tipo de sangue, habilidades e destrezas, inteligência, etc. Eles também contêm informação sobre seu futuro estado de saúde, sobre os anos que estão por vir e a tendência da pessoa em sofrer algum tipo de doença como diabetes, hipertensão arterial, infartos cardíacos, artrites, câncer, entre outros.

Embora a partir do momento em que nascemos termos codificado como será nosso estado de saúde, é possível que esta informação não se manifeste se os fatores ambientais estiverem controlados. Isto é o que ocorre, por exemplo, se uma pessoa que tem antecedentes familiares portadores de diabetes adota certas posturas como alimentação saudável, manutenção do peso corporal e prática regular de exercícios físicos. Assim, mesmo que sua genética tenha tendência para ser diabético, seu estilo de vida faz com que a doença não se desenvolva.

Cada célula de um novo ser tem 46 pares de cromossomos, desta maneira, é possível que durante a replicação possa ocorrer falhas que afetem estas estruturas traduzindo isso para vários tipos de doenças genéticas, como é o caso da Síndrome de Down, que em vez de dois há três cromossomos no par 21. Também pode ocorrer algum tipo de erro nos cromossomos sexuais, dando combinações como XXY em homens com Síndrome de Klinefelter, ou a presença de um único cromossomo sexual como é o caso da Doença de Turner apresentado em mulheres com apenas um cromossomo X.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Cromossomos