Conceito » Crítica

Conceito de Crítica




CriticaA palavra crítica é um termo de uso frequente em nosso idioma e muito utilizado em suas diferentes referências, embora, vale ressaltar, que o uso que na maioria das vezes damos ao termo é para referir-se à expressão da opinião pessoal efetuada e na qual se explica a reação que provoca algo, um tema, por exemplo, ou o comportamento de alguém.

A crítica necessariamente envolve nosso intelecto que trata de realizar a correspondente análise ou exame, sobre o objeto ou sujeito em questão para finalmente oferecer um juízo a respeito. Na área dos meios de comunicação, a crítica é uma modalidade de expressão muito popular através da qual um profissional deste meio ou um especialista oferece seu julgamento pessoal e individual sobre um fato artístico ou sobre uma determinada questão que corresponda à realidade.

No entanto, o indivíduo que se dedica profissionalmente na realização de críticas também recebe esse nome. "Maria trabalha como crítica em uma revista especializada em cinema".

Mas a crítica não é uma questão exclusiva dos meios de comunicação de massa, mas que em nossa vida se trata de uma situação bastante frequente de aparecer quando reprovamos ou censuramos alguma atitude, comportamento ou ação realizada por alguém do nosso meio. "Minha mãe me critica constantemente e a verdade é que já não suporto mais".

Vale ressaltar que neste sentido do termo a crítica em questão pode assumir duas modalidades, construtiva, quando se propõe a melhorar o aspecto de algo ou alguém contribuindo com soluções ou alternativas, ou pelo contrário, a destrutiva, quando diretamente acusa alguém ou algo sobre um fato.

Por outro lado, a palavra crítica também é usada para referir-se a tudo aquilo que é próprio ou está ligado a uma crise. Assim mesmo, a palavra é usualmente utilizada para explicar aquilo que é oportuno ou decisivo. E o conjunto de profissionais de qualquer área que se dedica à crítica é geralmente conhecido como crítica. "A crítica foi eloquente na hora de menosprezar seu desempenho como ator".

>> Próximo - Que Conceito >>