Conceito de Crer

CrerA palavra crer que tem como principal sinônimo acreditar se refere às ações que são extremamente frequentes entre os seres humanos e que consiste: na aceitação de algo verdadeiro o certo (creio em tudo que minha mãe diz), na suposição ou pensamento que se tem sobre algo (eu cria que iríamos ganhar o jogo), em ter fé sobre algo ou alguém (cremos em Deus) e na confiança depositada em alguém (creio que meu advogado me livrará deste fato).

Sem dúvida, a crença, em determinadas doutrinas ou ideais, são especialmente religiosas e é uma característica típica dos seres humanos.

Quando se trata de crer em uma religião, a fé costuma ser a base que sustenta tais crenças. Ou seja, mesmo que a ciência comprove algo, a fé em Deus é maior que tudo e professa essa crença.

Já em outras questões que não tem a ver com religião, a fé é importante para tratar questões de confiança, respeito e proximidade com a pessoa que nos convida a crer em algo.

Todas as pessoas precisam crer em algo, muitas vezes não importa em que ou como, o mais importante é acreditar de fato em algo e dar total crédito a questão.

Tudo o que se crê está relacionado às suas próprias convicções e aos valores morais que seguem ou que estão embutidos oportunamente. Neste sentido, é fundamental a educação recebida por parte da família e da escola, e claro, das experiências vividas.

Além disso, há outras influências externas que podem intervir na crença das pessoas, como é o caso da pressão imposta por parte do poder político ou de qualquer outro grupo em exercer autoridade sobre o outro e influenciá-lo em crer no que quer.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Crer