Conceito de Crédito

CréditoPara entender o conceito do termo crédito, faz-se necessário estar atento ao seu verdadeiro significado, que apesar de ser simples contém seus variantes. O crédito tem a ver com a segurança e com a informação também.

O termo crédito é originário do latim, creditum, que faz referência à confiança e está baseado na segurança de que algo é realmente verdade, algo em que se possa confiar; numa reputação boa, ter consideração.

O termo crédito também tem referência com a obtenção de dinheiro através de um empréstimo, abrir contas em comércios conseguindo algumas vantagens por isso. O termo pode ser empregado em situações diversas do dia a dia e está presente nas relações que as pessoas têm com entidades comerciais como, por exemplo, os bancos ou as próprias casas de crédito.

Quando um cliente de uma destas instituições solicita um crédito, deve cumprir uma série de requisitos e ser consciente que a concessão de um crédito o fará sujeito a devolver o crédito com juros acrescidos pré-estabelecidos na negociação. Se o dito cliente goza da confiança da instituição por ter boa reputação no mercado, tem mais chances de conseguir um crédito mais personalizado e de comum acordo com quem lhe empresta.

No mercado financeiro, a terminologia crédito, abrange mais alem do significado mais comum, que, além de envolver uma boa reputação, quem solicita um crédito deve ter boas relações com os agentes financeiros especializados no assunto e preparados para a negociação do mesmo.

Crédito significa um valor disponibilizado por uma entidade por um período determinado. O que recebe o crédito deve devolver o valor concedido com uma remuneração, como compensação pelo valor conseguido. O que obtém o crédito deve dar algum tipo de garantia ao prestamista em troca da quantia solicitada.

Quando se solicita um crédito, deve-se ser consciente que isto implica um compromisso sério, como por exemplo, no crédito que é dado ao consumo no qual o que pede o crédito deve agir de forma a que os gastos orçamentários da família não se vejam afetados durante o tempo em que a devolução do crédito existir. Este tipo específico de crédito significa que é necessário o pagamento de uma taxa específica que se denomina juros, e por isso, antes de contrair este compromisso que se chama credito, deve refletir sobre o assunto.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Crédito