Conceito de CPU

A CPU ou Central Processing Unit (Unidade Central de Processamento em português) é a parte central de qualquer computador, pois exerce a tarefa de processamento de todas as funções, assim como o armazenamento da informação. É um circuito eletrônico que sempre existiu nos computadores sem importar seu modelo e que por isso é considerado um dos elementos básicos de qualquer computador.

Considera-se que foi na década de 60 o momento em que se começou a falar de CPU, mas que neste primeiro momento, esta unidade eletrônica não chegaria a ter grande importância e inclusive ser uma parte separada do computador. Como acontece como todos os elementos tecnológicos, a CPU foi aperfeiçoando-se com o tempo, melhorando sua confiabilidade, segurança e eficácia. Hoje em dia, a CPU é geralmente um microcomputador de um chip apenas que é reduzido em tamanho e adaptável a qualquer tipo ou tamanho de computador.

A CPU funciona com a operação de programas previamente projetados e estabelecidos. Estes programas são organizados por números em série e podem representar quatro etapas básicas: ler (coletar informações ou instruções sobre uma operação), decodificar (dividir essa informação em partes compreensíveis e significativas para a CPU), executar (o momento mais importante, pois realiza a instrução e coloca para trabalhar) e escrever (deixa estabelecido o resultado da tarefa realizada).

Os processadores utilizam o sistema de numeração decimal, que representa quase todos os números de forma binária, ou seja, através da utilização das cifras zero e um. Por outro lado, recorrem sempre ao sinal do relógio, que significa que trabalham de maneira sincrônica, o que torna mais fácil conectar as diversas tarefas e operações da CPU.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados CPU