Conceito de Cozinha Criativa

Cozinha-Criativa

Uma inovação de cozinha não só por causa dos seus aromas e sabores, mas também pela apresentação visual dos seus pratos servidos

A cozinha criativa é um conceito aplicado na gastronomia para designar aquele tipo de cozinha caracterizada justamente pela criatividade e inovação aplicada aos pratos produzidos. No entanto, essa novidade não se dá apenas por seu sabor ou aroma, mas também por sua apresentação, uma vez que é de extrema importância a expressão visual de um prato para esse tipo de cozinha.

Melhor dizendo, a cozinha criativa prova e estimula os cinco sentidos, sem exceções.

As fusões, ingredientes mais refinados, menor cozimento e toques diferentes na apresentação do prato: o segredo

No que diz respeito à preparação dos pratos, a cozinha criativa propõe o uso de ingredientes mais refinados e um menor cozimento dos legumes. Molhos pesados e verduras cozidas perdem espaço para as fusões e as misturas e, claro, é imprescindível aquele toque na apresentação final que cativa o olhar dos clientes porque no final das contas a primeira impressão é a que fica. A cozinha criativa enfatiza tudo aquilo que não é dado uma devida atenção anterior.

Ter um paladar saboroso e apetitoso é importantíssimo para este tipo de gastronomia, da mesma maneira que servir o cliente também é. A apresentação do prato deve ser atraente e agradar ao cliente que o degusta.

A relevância da pesquisa e da experimentação

Para cumprir os requisitos e as condições deste tipo de cozinha é imprescindível por parte dos responsáveis levarem adiante este trabalho de pesquisa e experimentação. Experimentar misturas de sabores, várias formas de texturas e temperos são importantes para saber qual a melhor combinação de um prato, desta forma, pode-se encontrar tudo aquilo que se almeja em um prato e que é o principal objetivo da cozinha criativa.

Técnicas típicas

No entanto, a cozinha criativa tem suas próprias técnicas que são amplamente eficazes e padronizadas, como é o caso da desconstrução dos pratos. Este processo envolve a separação dos ingredientes que compõem um prato típico para remontá-lo novamente de maneira totalmente diferente do clássico.

O contraste é também uma marca deste tipo de cozinha, por exemplo, apresentar um prato doce como salgado ou vice-versa.

Cozinhar a vácuo envolve um cozimento de baixa pressão, deste modo, o tempo de cozimento deve ser reduzido e os alimentos precisam manter seus nutrientes, sua cor e textura.

Imagem: iStock, stockvisual

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Cozinha Criativa. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/cozinha-criativa >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Cozinha Criativa