Conceito de Costas

CostasAs costas fazem parte da zona posterior do troco também conhecida como região dorsal ou dorso.

Ela é formada em sua parte superior e posterior do tórax e na parte inferior da região lombar. Esta região abrange grupos musculares relacionados à adoção e manutenção da postura erguida, assim como pelos movimentos de flexão, rotação e extensão do tronco.

Esta região do corpo abrange os seguimentos dorsal e lombar da coluna vertebral, assim como as raízes nervosas que se originam nesse local.

As costas é o local onde ocorrem as doenças ou transtornos relacionados a um esforço ou adoção de má postura, especialmente quando estabelecidas por um longo período de tempo. Estas são predominantemente as contraturas musculares e a chamada síndrome miofascial, tipo de contratura mais severa que origina nódulos ou bandas de tensão dentro dos músculos.

Também pode ser local de lesões por traumatismos diretos, lesões esportivas ou então por apresentar deformidades produto de uma forma anômala da coluna vertebral que dá origem à doença conhecida como escoliose, caracterizada pelo desvio da coluna em seu eixo normal.

Estes distúrbios dolorosos que atingem as costas são de origem muscular e costumam ser chamados de dorsalgia quando afetam a parte superior e lombalgia quando se localizam na região lombar.

Quando atingem as raízes nervosas intercostais e lombares causam dores nas costas, essas condições se dão pela neurite intercostal, pela compressão de raízes por hérnias discais ou espondilite, assim como por afetar os nervos de doenças infecciosas como a herpes zoster, geralmente conhecida como cobreiro.

Alguns transtornos de outras regiões podem originar uma dor irradiada ou em direção às costas, como é o caso da dor de esôfago originada por certo incômodo na linha media; dor na vesícula biliar, região da escápula ou omoplata direita; transtornos no pâncreas originários de dores por toda cintura e os problemas renais como os cálculos que causam dor na região lombar.

Da mesma maneira que as costas são afetadas por doenças próprias da pele como as reações alérgicas, os lipomas e os diversos tipos de infecções como acne, celulite, abscessos, furúnculos e infecções por fungos; certas doenças como a psoríase também produzem lesões nas costas.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Costas