Conceito de Corroborar

CorroborarA palavra corroborar se refere ao ato de comprovar uma situação, fato, acontecimento ou fenômeno através de vários tipos de evidência. O ato de corroborar significa contribuir com algo a uma determinada prova, deve ser idônea e comprovar o fato ou situação que aconteceu de maneira específica. A corroboração é uma das partes mais importantes de um processo de pesquisa científica e ao mesmo tempo é um ato que pode acontecer em qualquer área ou ambiente da vida cotidiana.

Quando falamos em corroborar algo ou então em corroboração dentro de uma pesquisa nos referimos ao momento mais importante deste processo. É aí que se comprova tudo o que foi dito antes e mostra as verdades e o real significado do objeto de estudo que está sendo analisado. Neste sentido, sempre que se faz uma corroboração indica que existem hipóteses ou teorias prévias sobre certos fenômenos, por exemplo, o modo que acontecem as fases da lua e a maneira como ocorreu um crime.

Então, a fase de corroboração se baseia na busca e análise de uma prova existente para dar sustentação ou anular as teorias ou ideias prévias. A corroboração é, portanto, a etapa final de um processo de pesquisa.

Esta atividade de corroboração pode acontecer também em outros aspectos da vida humana, desde os mais simples até os mais complexos sem a necessidade de passar por um processo de investigação ou análise. Assim, podemos corroborar que um troco foi bem dado após a contagem imediata do dinheiro recebido em uma compra; como também corroborar o resultado de nosso rendimento acadêmico após a realização de uma prova e o recebimento do resultado. Desta forma, a corroboração é importante para saber se algo foi estabelecido ou não da maneira que foi determinado.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Corroborar. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/corroborar >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Corroborar