Conceito de Coordenação

CoordenacaoEntende-se por coordenação a ação de coordenar, de apresentar um trabalho em conjunto a fim de obter um resultado específico. Todo indivíduo ou objeto que cumpre o papel de coordenador em uma determinada situação tem como principal tarefa planejar e organizar as diversas tarefas de quem desempenha o processo a fim de gerar certos resultados e, consequentemente, triunfar nas metas estabelecidas. A coordenação pode acontecer de maneira voluntária e planejada, como também de modo inesperado e espontâneo de acordo com cada situação específica.

A capacidade de coordenação é visível em vários aspectos da vida humana, bem como na natureza. Sem dúvidas, termos como este nos fazem imaginar primordialmente espaços empresariais e profissionais, na qual é de extrema importância conseguir uma adequada coordenação entre as diferentes partes que formam a instituição ou empresa (por exemplo, a parte administrativa com a contábil, a artística, a publicitária, a de logística, etc).

Entretanto, a coordenação pode acontecer em várias situações e espaços, pois pode ter diversos tipos de propósitos, metodologias, recursos e sistemas de organização. Tanto é assim que podemos encontrar exemplos de coordenação quando duas pessoas escrevem um discurso de maneira conjunta, quando se encontram num bar, quando decidem participar de alguma atividade social, etc. Isto acontece porque a coordenação envolve a implementação de atitudes, tarefas e atividades de maneira que se possa conseguir um objetivo comum e beneficiador para ambas as partes.

Além disso, a coordenação é visível não só em nível industrial, mas também em nível social. Neste sentido, é uma regra quase inerente às sociedades o trabalho em comum e a organização conjunta de projetos de vários tipos. A criação de instituições e sociedades civis, o desenvolvimento de planos de trabalho e a organização social são todos exemplos de coordenação do ser humano.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Coordenação