Conceito de Convivência

Convivencia

O termo convivência se refere à vida em comum que uma pessoa leva, seja com uma ou várias pessoas.

Praticamente desde o nascimento os seres humanos estão destinados à convivência, primeiro com os pais, depois os irmãos e em seguida com o passar dos anos, e uma vez mais maduros, com a pessoa com quem se compartilha a vida e seus projetos pessoais.

Embora não compartilhemos projetos pessoais, também com nossos amigos e colegas de trabalho existe outra espécie de convivência, mas que não deixa de ser convivência, afinal quando se comparte o mesmo espaço físico durante horas ocorrem disputas, diferenças, discussões, entre outras questões que são iguais como de qualquer outra relação.

De acordo com o que afirmam muitos profissionais da medicina, da psicologia e da sociologia, a convivência é um fator transcendente para o bem-estar emocional e para a saúde dos indivíduos.

Muitos estudos e pesquisas realizadas a respeito da importância da convivência, da relação com os outros, demonstraram que aquelas pessoas que se encontram sozinhas estão mais predispostas a sofrer acidentes, doenças mentais, suicídio, entre outros problemas; embora a autoconfiança e a independência sejam características importantes para qualquer indivíduo, como também o apoio aos outros e a companhia também são imprescindíveis.

No entanto, para conseguir uma convivência positiva em harmonia, o amor, o respeito e a tolerância com os demais são condições fundamentais, ainda que suas opiniões e ações estejam opostas à nossa.

Ao contrário, por manifestar uma atitude defensiva e sempre em pé de guerra, seguramente, a convivência será muito difícil com essa pessoa que se manifesta desta maneira.

Sendo assim, podemos dizer que é impossível coincidir cem por cento com seu pai, mãe, irmão, amigo, colega de trabalho ou amante, mas se as diferenças forem solucionadas de maneira adulta, respeitosa e com muito carinho, sempre haverá lugar para uma boa convivência.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Convivência. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/convivencia >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Convivência