Conceito de Convincente

Um argumento é convincente quando a pessoa que aborda seu ponto de vista oferece razões de peso que respaldam o valor da tese em questão.

A partir deste ponto de vista, os retóricos são grandes especialistas em trazer convicção a suas palavras através da persuasão da linguagem.

O valor da verdade

Um argumento convincente é aquela testemunha que não deixa dúvida alguma, ou seja, que mostra sinceridade, verdade e além de estar respaldada em argumentos de peso é pronunciada também por uma pessoa de autoridade, no sentido de trazer credibilidade e confiança.

Vale ressaltar que o fato de uma testemunha ser convincente não significa que em termos de causa e efeito a questão seja verdadeira.

Um argumento pode ser falso, porém pode ser convincente. Evidentemente, há mais possibilidades de convencer uma verdade do que uma mentira, no entanto, existem mentiras que são aceitáveis (mesmo que se descubra mais cedo ou mais tarde sua falsidade). Na verdade, uma pessoa que conta uma mentira piedosa à outra com o objetivo de evitar um sofrimento desnecessário também tenta ser convincente e que sua mensagem seja bem aceita.

O testemunho de uma pessoa de confiança

A credibilidade também é regida pela afetividade, por exemplo, as pessoas costumam dar mais valor ao testemunho de uma pessoa que conhece bem do que de outra considerada distante.

Ter uma atitude convincente em qualquer contexto é um valor muito importante tanto no plano profissional como no pessoal, uma vez que esta convicção mostra sinceridade, verdade, honestidade e humildade. Uma pessoa convincente tem mais possibilidades de conseguir emprego ao realizar uma entrevista de trabalho.

Quando se realiza uma palestra ao público

O profissional que realiza uma palestra a determinado público precisa ser convincente para persuadir o auditório. Do mesmo modo, todo professor deve ser convincente com seus alunos para ganhar autoridade.

O jornalista que publica um artigo em qualquer meio digital deve documentá-lo adequadamente para mostrar uma visão objetiva sobre determinado assunto e trazer dados de valor. Qualquer profissional que realiza seu trabalho diariamente deve potencializar a credibilidade de mostrar-se como uma pessoa competente e sólida, ou seja, convincente. Um indivíduo é convincente quando mostra coerência entre pensamento, sentimento e ação.

Foto: iStock - mediaphotos

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Convincente. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/convincente >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Convincente