Conceito de Controle Social

Controle-SocialO controle social se refere a um grupo de diferentes normas e regulamentações estabelecidas explícita ou implicitamente por uma sociedade para manter a ordem dos cidadãos e permitir o desenvolvimento de um nível de vida organizado e controlado. O controle social pode estar presentes de diversas maneiras, tanto através de práticas formais como práticas informais, através da aceitação de regulamentações sociais e também da coação do mesmo indivíduo sobre si mesmo.

O controle social tem como objetivo manter grupos sociais dentro de uma ordem formalmente aceitada de modo que se respeitem um número de normativas básicas que contribuam a gerar estilos de vida organizados e não conflitantes. Neste sentido, as regulamentações mais visíveis sobre a ideia de controle social são aquelas que se expressam através de leis, estatutos e regulamentos formais que todos os membros de uma sociedade devem cumprir da mesma maneira. Estas medidas são criadas e aceitadas pelo conjunto da sociedade, pois são explicitamente estabelecidas. O controle social explícito também pode estar relacionado com os interesses políticos e a anulação das expressões políticas de diversos grupos da sociedade, embora estas situações possam entrar num quadro implícito em determinadas ocasiões.

Entretanto, o controle social também é exercido a partir de métodos informais que não necessitam ser explícitos e que às vezes têm muito mais força que os métodos formais. Devemos destacar o controle social exercido pelas religiões, pelas hierarquias sociais, pelos meios de comunicação e propaganda, normas morais e outras. Todo este conjunto de normas de controle social informal causa no indivíduo a aquisição de condutas socialmente aprovadas de maneira voluntária. Muitas vezes, estas normas implícitas de controle social podem não ser éticas, sobretudo quando se trata de propaganda e do poder de certas mensagens publicitárias.

Finalmente, o controle social é exercido pelo mesmo indivíduo e é onde as instituições familiares e a religião apresentam um peso especial. Estas normas autoimpostas de controle social estão relacionadas fortemente com a censura de certas atitudes e pensamentos, e em casos extremos podem ter como resultado o desenvolvimento de personalidades excessivamente repreensivas e autocensurantes.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Controle Social. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/controle-social >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Controle Social