Conceito de Contribuição

ContribuicaoEm sua maior utilização, o termo contribuição se refere à contribuição que alguém realiza a outro indivíduo ou a uma organização. Esta contribuição consiste em um bem imóvel, uma quantia de dinheiro ou por tratar-se de uma contribuição espiritual, artística ou intelectual. Por exemplo, a contribuição que nos foi ofertada em todos esses anos foi realmente inestimável; sua campanha recebeu de contribuições, aproximadamente, dez milhões de reais.

No entanto, a palavra apresenta outros usos mais específicos dependendo do contexto empregado. Na Geografia, uma contribuição é a ação e resultado de depositar materiais em um rio, geleira, entre outros.

Por outro lado, as contribuições sociais são as participações abonadas pelos associados às cooperativas ou fundos de emprego através de cotas periódicas, pagas em dinheiro, espécies ou trabalhos especiais. Nenhum associado de uma cooperativa ou de algum fundo pode ter mais que 10% de contribuições sociais e nenhum associado como pessoa jurídica de uma cooperativa mais de 49%.

Outro tipo de contribuição muito comum que podemos encontrar são as contribuições de capital, que são as quantias pagas em dinheiro ou através de bens pelos sócios ou acionistas de uma sociedade para desta maneira formar parte de seu capital.

As contribuições patronais são quantias de dinheiro que o patrão fica obrigado a contribuir ao estado por ter empregados. Elas não são recuperáveis para o empregador e são indispensáveis para as pessoas que vão aposentar, pois é exigido estar em dia com essas contribuições patronais para poder ter acesso a uma aposentadoria no futuro.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Contribuição. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/contribuicao >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Contribuição