Conceito de Contrariedade

A contrariedade mostra a oposição existente entre dois pontos. Uma oposição que determina a distância como consequência de uma contradição intrínseca.

Do ponto de vista da retórica, uma pessoa que discursa e expõe seu ponto de vista sobre determinado assunto pode cair em contradição ao expressar dois argumentos que mostram uma oposição clara. A lógica é o ramo da filosofia que analisa a validade dos argumentos. E o argumento que mostra a contradição entre termos é falso.

O princípio da não contradição

A lógica analisa o antagonismo de dois termos. Aristóteles expressou o princípio da não contradição do seguinte modo: “Nada pode ser e não ser ao mesmo tempo, no mesmo sentido”. Este princípio é uma das bases essenciais da lógica e mostra a impossibilidade da afirmação de um enunciado e sua negação ao mesmo tempo. O aspecto temporal é um dos pontos mais importantes para compreender o princípio da contradição.

Por exemplo, uma pessoa não pode estar ao mesmo tempo no mesmo lugar e na mesma hora. Entretanto, uma pessoa pode estar em algum lugar numa hora determinada e estar em outro lugar numa hora posterior.

Quando uma pessoa mostra algum tipo de contrariedade, ela pode gerar confusão no seu interlocutor. A partir deste ponto de vista, o ser humano pode expressar além das palavras. Por esta razão, uma pessoa pode mostrar contrariedade ao expressar uma mensagem contrária ao que foi afirmado. A contrariedade reflete a falta de coerência entre pensamento, sentimento e ação.

Dificuldades da vida

Em um contexto diferente da lógica, a contrariedade mostra as dificuldades da vida, esses obstáculos que todo ser humano tem que salvar em seu caminho para seguir adiante. A contrariedade é uma barreira inesperada que surge em forma de notícia negativa: um desgosto, uma tragédia, uma tristeza, expectativas quebradas, decepções pessoais, perigos, etc.

No caminho rumo ao sucesso profissional, muitos trabalhadores enfrentam contrariedades que servem de freio ao seu desenvolvimento profissional. Por exemplo, uma dispensa inesperada, um exame suspenso ou o fracasso de um projeto. As contrariedades da vida causam dor e cansaço vital.

Foto: iStock - Massimo Merlini

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Contrariedade. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/contrariedade >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Contrariedade