Conceito de Contos Infantis

Contos-InfantisO conto é sem dúvida um dos entretenimentos mais populares da literatura. Caracterizado por ser curto, o conto narra acontecimentos fantásticos para divertir ou até mesmo transmitir algum tipo de mensagem e conhecimento ao público.

Enquanto isso, o conto infantil se caracteriza por dispor de um conteúdo que prende a atenção das crianças devido ao fato de que a grande maioria de seu público é extremante infantil.

Os heróis, as histórias fantásticas, os animais inanimados, são alguns dos assuntos mais abordados neste tipo de conto e que sem dúvida tem o privilegio de divertir e até mesmo ensinar o público infantil, uma vez que é muito utilizado na escola na educação das crianças para o aprendizado de conteúdos específicos.

Nada melhor que um conto para reforçar o conhecimento e ajudar a resolver certos problemas e conflitos...

Porém a influência do conto não vem de hoje, tradicionalmente o conto é uma parte integrante do crescimento do indivíduo e não é por acaso que está associado à infância, que sem dúvida, é o momento que mais notamos a presença dos contos na vida das crianças que estão aprendendo a ler e escrever.

Tanto as crianças de antigamente como as de hoje pedem a seus pais que leiam um conto antes de dormir. Esta prática nunca saiu de moda e, além disso, aprofunda o vínculo entre pais e filhos para compreender melhor certos conceitos e situações da vida, como também a aprender valores e a poder expressar-se, entre outras questões.

Por isso, é fundamental que tanto os pais como os professores incentivem as crianças a ler contos. Sendo assim, a leitura de contos com regularidade entre pais e filhos é uma boa maneira de aproximação entre ambos.

Os contos de fadas e princesas para as meninas, e os de super-heróis que batalham contra o mal para os meninos, são os típicos contos infantis que mais chamam a atenção das crianças. Obviamente nem todos os contam destacam esse assunto, mas com certeza são os de maior interesse e que levam a preferência do público infantil.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Contos Infantis