Conceito » Contextualizar

Conceito de Contextualizar




ContextualizarQuando falamos em contextualizar, nos referimos à ação de colocar algo ou alguém em um contexto específico. Isto significa rodeá-lo em um ambiente e em um conjunto de elementos combinados de maneira única e provavelmente exclusiva a fim de permitir que se obtenha uma melhor compreensão do todo. A contextualização é uma ferramenta característica das ciências sociais que estabelece que os indivíduos nunca fiquem isolados de seu ambiente como acontece com as ciências naturais e que, portanto, devem ser analisados sempre em relação com o conjunto de fenômenos que os rodeiam.

Então, o contexto pode ser definido como um conjunto de elementos ou fenômenos que estão completos e permanentemente relacionados entre si. Os elementos, as situações ou as circunstâncias que acontecem em um determinado contexto são iguais aos elementos, situações ou circunstâncias que acontecem com outro contexto, pois tudo aquilo que os rodeia e que influencia em sua formação não é igual.

Normalmente, as ciências sociais como também as ciências da comunicação estabelecem que o contexto de um acontecimento, uma obra de arte, uma situação ou de um fenômeno particular são de extrema importância. Diferentemente do que acontece com as ciências empíricas que podem estabelecer um método de estudo repetível para diferentes casos, as ciências humanas estabelecem que as ações de um homem sejam sempre consequência de um ambiente que molda e dirige seu agir de certa maneira.

O contexto histórico que deu origem à Revolução Francesa foi particular e único, pois foi uma somatória de elementos que permitiram o desenvolvimento específico de certos acontecimentos. O contexto social, político e até pessoal de um artista influenciou também de grande maneira o estilo que esta pessoa realizou suas obras. Assim, contextualizar se transforma num claro ato de localizar um fenômeno, um acontecimento, um objeto ou uma obra humana em um ambiente específico e particular que o justifica e explica.

>> Próximo - Que Conceito >>