Conceito de Contextualização

Contextualizacao

O conceito de contextualização é muito abstrato e é utilizado em diferentes áreas acadêmicas. Para compreender melhor o significado deste conceito, é necessário esclarecer que ele é entendido normalmente por contexto. O contexto é tudo aquilo que rodeia um fato, um espaço e um período na qual acontece uma situação, evento ou acontecimento. Assim, o contexto da Revolução Francesa é um espaço e um período de muitos conflitos, onde os protestos sociais por diversos lugares aumentaram sensivelmente. Também podemos citar o contexto de uma conversa ou então de uma entrevista. Este é o momento que faz parte da vida das pessoas e que se diferencia dependendo do local e da combinação de fatores ocasionados. Por exemplo, quando duas pessoas se encontram e conversam no meio da rua, não apresenta o mesmo contexto de quando este encontro e conversa acontecem num ambiente de trabalho.

Entendido o que é contexto, podemos explicar então o significado do termo contextualização. Contextualização é o ato pelo qual se leva em conta o contexto de uma situação, acontecimento ou fato, seja este privado ou público. É sem dúvida de grande importância conhecer a contextualização que se pode realizar de uma situação porque ela não será a mesma dos outros contextos. Portanto, se a contextualização não foi devidamente desenvolvida, pode facilmente levar a mal entendidos e confusões, assim como a erros científicos de má interpretação histórica (por exemplo, quando os elementos que causam o decorrer histórico são retirados e isolados do contexto particular em que ocorrem).

A contextualização não é apenas importante na ciência histórica ou nas ciências sociais, mas ao contrário, também é útil nas ciências exatas ou naturais. Isto tem a ver com fato de que o crescimento ou o desenvolvimento da matéria não é o mesmo quando se muda o contexto, por exemplo, não é igual a resposta de um elemento líquido diante de diferentes temperaturas ou condições ambientais.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Contextualização