Conceito de Consequência

ConsequenciaA consequência é um acontecimento que vem de outro acontecimento. Por exemplo: "Bati o carro e machuquei minha perna", machucar a perna é a consequência de bater o carro. "Engordei muito e não entro na calça", o fato de não entrar nenhuma calça é a consequência de engordar.

Vale ressaltar, que algumas consequências que acontecem na vida das pessoas podem ocorrer por causa de situações provocadas por elas mesmas através de escolhas ou ações, ou de outra forma, podem acontecer devido a situações naturais e espontâneas, que não são provocadas diretamente por um indivíduo.

Outro uso habitual da palavra consequência se refere à relação lógica que existe entre duas situações. "Se amanhã você viajar não vai poder ir ao casamento da Valéria no próximo sábado".

No caso da Lógica, uma consequência envolve o vínculo existente entre as premissas e a conclusão de um raciocínio legítimo.

E também o uso da palavra consequência acontece muito em frases ou expressões populares que apresentam um uso massivo, tais como: a consequência de (se refere àquilo que ocorre produto de algo "a consequência do mau clima cancelou o recital"); ater-se às consequências (assumir a responsabilidade de um ato ou de um pensamento "se você enfrentar o problema pode amenizar as consequências"); em consequência (não apresentar perigo ou complicações posteriores "o confronto foi realizado sem consequências a lamentar"); e ter consequências (acontecer um fato ruim por causa de outro acontecimento também ruim "sua negligência nos trouxe graves consequências").

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Consequência