Conceito de Conselho

ConselhoAs pessoas podem permanecer fechadas ou então estar receptivas e abertas diante de um conselho alheio. O conselho é uma recomendação feita por um amigo ou pessoa que lhe valoriza com o objetivo de dar uma informação real de acordo com sua experiência. As pessoas que dão um conselho com bom coração têm a intenção de ajudar a viver melhor, entretanto, convém recordar que as pessoas são livres pra fazer o querem ou o que consideram mais oportuno em suas vidas.

Isto é, quando uma pessoa lhe dá um conselho. Agradeça o valor de suas palavras como um presente e dedique um tempo para meditar sobre o assunto. Depois disso, é importante lembrar que é você mesmo que tem que tomar suas próprias decisões.

Os conselhos podem vir de diversas áreas. Por exemplo, o conselho pode acontecer no ambiente de trabalho, isso é normal numa relação entre chefe e empregado. Da mesma forma que, um médico dá conselhos de saúde a seus pacientes, um amigo dá conselhos de amor de acordo com suas experiências. O conselho contribui como se fosse uma luz na vida de quem recebe a mensagem.

É comum uma pessoa decidir consultar o amigo sobre algum assunto para poder tomar uma decisão de maneira mais consciente, valorizando assim diferentes pontos de vista. Como recorda Platão, a verdade se conquista através do diálogo sincero com um amigo. Isto é, quando se fala com alguém que sente confiança sobre um assunto qualquer, a pessoa se sente melhor do que guardar para si mesma as preocupações.

Frequentemente, os pais são aqueles que mais dão conselhos a seus filhos porque querem orientá-los em seu caminho. Entretanto, além dos conselhos, vale lembrar que o ser humano deve aprender com seus próprios erros. Ainda em relação a este tema, convém recordar a sabedoria dos mais velhos e principalmente dos avós que devem ser uma referencia de conhecimento nas famílias. Pessoas que graças a suas vivências têm uma percepção muito rica da realidade e daquilo que se deve ou não fazer.

Um conselho não é um imperativo ou uma ordem, mas sim uma sugestão que deve ser aceita com humildade e simplicidade. Dar conselhos a alguém corre o risco da pessoa recusar a iniciativa e considerar uma invasão em sua intimidade.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Conselho