Conceito de Conscientizar

ConscientizarConscientizar significa todo ato que faz com que uma pessoa tome consciência sobre determinadas circunstâncias, fenômenos, elementos de sua personalidade ou atitudes, para melhorar sua qualidade de vida e seus vínculos não só com outros indivíduos, mas também com o meio que o rodeia. A ideia de conscientizar tem sempre um sentido positivo, pois estabelece que ao realizar uma ação, uma pessoa faz com que a outra se conscientize, deixe de lado atitudes ou fórmulas impulsivas, que comece a utilizar sua maturidade e inteligência para seu próprio bem e de outros.

Se partirmos do fato que o ser humano é o único ser consciente que desenvolveu um nível de inteligência abstrato e superior, é fácil compreender que a ideia de conscientizar alguém é em certo sentido metafórico e faz com que essa pessoa em determinada questão que se comporta de maneira inconsciente ou irracional, mude de postura.

É comum que o termo conscientizar seja utilizado em relação a circunstâncias ou elementos que tem a ver com a convivência social e também com o meio ambiente. Assim, pode-se dizer que se conscientiza uma pessoa sobre o perigo que atravessar uma rua com o semáforo vermelho pode representar, evitando deste modo que a pessoa sofra um acidente. Também é comum dizer que uma pessoa se conscientiza sobre a importância de cuidar e proteger o meio ambiente: esta conscientização ou tomada de consciência estabelece que deixar de consumir produtos nocivos para o meio ambiente e melhorar a relação que um indivíduo pode manter consigo mesmo. A conscientização pode ser própria, ou seja, causada por si mesmo, como também pode ser causada por estímulos externos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Conscientizar. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/conscientizar >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Conscientizar