Conceito de Consciente

ConscienteO ser humano é o único de todo universo que tem consciência, ou seja, é um ser inteligente que tem capacidade de refletir sobre seus atos e pensar profundamente sobre si mesmo.

Se consciente de algo tenta explicar as consequências dos fatos e assumir realmente uma determinada ação ou decisão. A consciência reflete a maturidade que se adquire com a experiência ao longo dos anos, pois uma pessoa com 30 anos é mais consciente de como é a vida do que alguém com apenas 15 anos. Ser consciente de algo é conhecer e assumir a verdade de um assunto sem dar costas à realidade.

Além disso, ser consciente também significa refletir sobre um assunto e não agir por simples impulso. É comum que as pessoas demorem a tornar-se conscientes de algo, pois podem cair na ilusão de enxergar as coisas da maneira como creem. Assim acontece, por exemplo, no amor. Existem pessoas que insistem com frequência em namorar uma pessoa que age com certa indiferença. Entretanto, mantêm a esperança de que sejam correspondidas em algum momento.

No entanto, somos capazes de virar a página e avançar para outro capítulo durante a vida, uma vez que somos conscientes de como são as coisas na realidade e não como gostaríamos que fosse. Normalmente, a realidade é contrária ao que sonhamos, porém só conseguimos ser felizes na verdadeira realidade.

As pessoas precisam saber das coisas por si só, ou seja, por mais que tentem convencer um amigo de algo não irão conseguir, pois as pessoas são conscientes de seus propósitos e de suas experiências.

A partir de outro ponto de vista, a consciência reflete o contrário com a perda de consciência que surge em um processo de coma ou desmaio, ou seja, deixar de estar consciente é um risco de saúde que causa preocupação nos familiares do paciente. Um dos momentos mais emocionantes de um paciente é quando ele retoma o estado de consciência e vai melhorando pouco a pouco.

Por último, também existe o fato de que as pessoas não são conscientes durante o momento do sono.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Consciente. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/consciente >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Consciente