Conceito de Conjuntivite

ConjuntiviteA conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana que reveste a esclera (parte branca do olho) e a parte interna da pálpebra. Ela pode atingir qualquer pessoa, especialmente as crianças e se apresenta em forma de uma vermelhidão nos olhos. É muito frequente, uma vez que esta membrana se encontra diretamente em contato com o ambiente.

Esta membrana é normalmente translúcida, quando inflama adota uma cor avermelhada característica da dilatação dos vasos sanguíneos que vem acompanhada de certos incômodos como dor, vermelhidão ocular, coceira, ardência, lacrimejamento e secreção, esta última pode variar desde a emissão de um líquido de cor cristalina até a presença de pus capaz de aderir às sobrancelhas e assim dificultar a abertura ocular. A conjuntivite poder vir acompanhada de sintomas como dor de cabeça e fotofobia, além de afetar apenas um ou ambos os olhos.

Geralmente as conjuntivites costumam ser infecciosas, são causadas por certos agentes como vírus ou bactérias que podem ser adquiridas através do contato direto com secreções ou com objetos contaminados. Também se manifestam como uma reação alérgica a substâncias irritantes, ao pó, a produtos cosméticos e alérgenos ambientais como pólen, perfumes ou produtos de limpeza. As conjuntivites alérgicas são mais frequentes em pessoas asmáticas e naquelas que sofrem de rinite alérgica ou dermatite atópica.

Em geral, as conjuntivites são doenças benignas que podem ser curadas em poucos dias após um tratamento à base de limpeza ocular e do uso de colírios refrescantes, que são gotas oftálmicas compostas de antibióticos ou antialérgicos de acordo com sua origem. No caso de pessoas que apresentam distúrbios do sistema imune, ou então, nos diabéticos, deve haver uma maior precaução porque aumenta o risco de complicações como pela invasão de germes aos tecidos mais profundos do olho. Neste grupo de pacientes, alguns vírus são capazes de afetar a córnea ocasionando a inflamação conhecida como queratose.

Nem todo olho vermelho se deve a uma conjuntivite, existem outras condições capaz de produzir este mesmo sintoma sendo assim importante um esclarecimento. Como é o caso do glaucoma de ângulo fechado, esta é uma condição que obstrui a drenagem normal do fluído dos olhos que se acumulados aumentam a pressão intraocular. Isso causa uma dor muito intensa que vem acompanhada da dilatação da pupila e até mesmo da perda da visão. Este transtorno é uma emergência oftalmológica que deve ser resolvida o mais rápido possível, pois existe o risco permanente de perder a vista.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Conjuntivite. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/conjuntivite >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Conjuntivite