Conceito » Conjunção

Conceito de Conjunção




ConjunçãoO conceito dessa palavra é totalmente técnico e implica entender seu significado entrando no campo das classes gramaticais que sempre exigem informações detalhadas para poder formar um conceito satisfatório e de acordo com o que exige o termo.
Para que no entendamos a definição mais comum e mais estendida é que conjunção é a palavra sem nenhuma forma de variação que une as orações (termos) que fazem parte daquilo que chamamos função sintática igual.

Se vamos um pouco mais além, a conjunção se divide e podem-se classificar dividindo em duas: Primeiro falemos sobre a conjunção coordenativa; que é aquela que se refere aos vocábulos da gramática que unem, ou que tem relações entre duas orações e também entre dois termos interdependentes. Esse tipo de conjunção é prevista de funções gramaticais iguais. Deste tipo específico de conjunção diz-se que são dos tipos:

Conjunção aditiva: são as que têm a função de anexar dois termos diferentes dentro da mesma função da gramática, exemplo: Pedro entrou e saudou as pessoas.

A conjunção alternativa trata-se daquela que estabelecem algum tipo de relação que contrasta entre os sentidos de duas orações que possuem a mesma função da gramática, como exemplo pode-se usar: todavia, no entanto, porém, mas, todavia, entretanto. Exemplo: Não fez nada, porém usou um dedo para indicar o acontecido.

Ainda temos a conjunção adversativa, a conjunção explicativa e finalmente conjunção conclusiva. Ainda, para entendermos mais sobre o assunto, temos que falar sobre as interjeições. As interjeições são usadas de forma muito específico, as mesma estão unidas a uma situação consideradas como emocionais, com o qual se torna difícil fazer uma identificação para saber como devemos utiliza-las.

O termo conjunção também é aplicado em um dos campos da ciência conhecido como astronomia para referir-se a alinhamento de corpos celestes na nossa galáxia; este tipo de conjunção é conhecida por um termo que não é tão popular e se refere ao alinhamento de planetas. Esse tipo de conjunção é um fenômeno natural que nos permite observar astros e planetas que aparecem na mesma linha durante um período de tempo através de um telescópio.

A conjunção, tanto gramatical como no exemplo especificado acima, nada mais é que uma espécie de alinhamento que dão a ideia de união entre termos e, no caso do parágrafo anterior, entre astros do céu.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)