Conceito de Conjugação

ConjugacaoToda vez que falamos utilizamos um determinado vocabulário. Empregamos palavras de todos os tipos: nomes, adjetivos, artigos, advérbios, verbos, etc. Já os verbos são aqueles que nos permitem expressar ações com referência ao passado, presente e futuro.

O verbo tem sempre uma raiz, pode ser regular ou irregular e apresentar morfemas que permitem comunicar diversas variantes, como é o caso dos verbos amar, saber e conduzir. A conjugação de um verbo é o conjunto de todas as formas possíveis de expressão.

No nosso idioma há três tipos de conjugações. A primeira conjugação é a dos verbos terminados em “ar” (caminhar, nadar, saltar), a segunda se refere aos verbos terminados em “er” (trazer, beber e saber) e a terceira sobre os que terminam em “ir” (dormir, vir e intuir).

Conjugar um verbo é apresentá-lo junto com os pronomes pessoais no singular e no plural (eu, tu, ele, nós, vós, eles). Podem ser conjugados em tempos simples, ou seja, em apenas uma forma verbal (eu comi, eles foram, ele sabe, etc.) ou em tempos compostos (eu tinha estudado, eu tenho comprado) formados por um verbo auxiliar “ter” mais um verbo no particípio.

Outro aspecto importante na hora de conjugar um verbo é o modo. Existem três tipos sendo cada um com seu próprio sentido. O modo indicativo é utilizado para expressar ações concretas e objetivas (ele trouxe as chaves). O modo subjuntivo é usado para expressar uma ideia de dúvida ou uma situação de hipótese. (se ele jogasse). E por último o modo imperativo (faça isso; vem aqui) que servem para dar ordens.

Quando se estuda um idioma, seja a própria língua ou uma língua estrangeira, a conjugação verbal é uma dificuldade por vários motivos. Primeiro, tem que saber distinguir um verbo regular de um irregular. Além disso, é fácil confundir algumas formas e prova disso é a confusão que se faz entre o subjuntivo e o indicativo, como também há dúvidas para referir ao uso do passado.

Concluindo, a conjugação de um verbo depende dos seguintes fatores: de sua terminação (ar, er, ir), de quem realiza a ação (a pessoa), do número (singular ou plural), quando se realiza (o tempo) e qual a relação com a realidade (o modo).

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Conjugação. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/conjugacao >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Conjugação