Conceito » Conhecimento

Conceito de Conhecimento




ConhecimentoO conhecimento é a soma das representações abstratas que se possui sobre um aspecto da realidade. O conhecimento é uma reunião de informações reunidas na mente humana. Se falarmos de todos os processos de aprendizagem aos que uma pessoa é exposta ou se expõe durante toda a sua vida não são nada mais que juntar as representações prévias a efeito de que reflexões de um modo mais acertado sobre qualquer área.

Conhecimento é tudo aquilo que adquirimos nossa interação com o entorno é o resultado da experiência organizada e na mente do indivíduo de uma forma que é única para cada pessoa.
Conhecimento é a capacidade do ser humano para compreender por maio da razão a natureza, as qualidades e as relações das coisas. É um conjunto de dados ou notícias relativos a uma pessoa ou a uma coisa. Conhecimento é o conjunto das faculdades sensoriais de uma pessoa na medida em que estão ativas; faculdade humana de aprender, compreender e raciocinar, ou seja, a inteligência. Conhecimento também é a capacidade do ser humano de raciocinar e ser consciente do mundo exterior.

O conhecimento também é um conjunto de informações armazenadas mediante a experiência o a aprendizagem, a posteriori, ou através da introspecção. No sentido mais amplo o conhecimento, é como a posse de múltiplos dados relacionados entre si que, ao serem tomados por si sós, possuem um valor qualitativo considerado menor.

O conhecimento tem sua origem na percepção sensorial, ato seguido chega o entendimento e termina na razão. Diz-se que o conhecimento é uma relação entre o indivíduo e um objeto. O processo de do conhecimento envolve quatro elementos fundamentais: O sujeito, o objeto, a operação e a representação interna.

O conhecimento é uma das capacidades humanas e não é considerado um objeto como pode ser um livro. Sua transmissão implica um processo intelectual de ensinamento e aprendizagem. Transmitir uma informação é relativamente fácil, muito mais fácil que transmitir um conhecimento. Isto implica que quando falamos de gerir conhecimento, queremos dizer que ajudamos a pessoas a realizarem essa atividade.

O conhecimento carece de valor se permanece estático. Somente gera valor na medida em que se movimenta, ou seja, quando o mesmo é transmitido ou transformado. O conhecimento gera conhecimento mediante o uso da capacidade de raciocínio ou de inferência.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)