Conceito de Conduta

CondutaA conduta é o conjunto de atos e comportamentos, exteriores de um ser humano e que por esta característica são visíveis e plausíveis de ser observados por outros. Caminhar, falar, dirigir, correr, gesticular, limpar, relacionar-se como os demais, é o que se denomina conduta, evidente por ser externamente observáveis. As atitudes corporais, os gestos, a ação e a linguagem são as quatro formas de conduta apresentadas pelos seres humanos. Basicamente a conduta é a ferramenta de ração que todas as pessoas têm diante das diferentes circunstâncias da vida que são enfrentadas.

A conduta está regida por três princípios: o da casualidade, porque estabelece que toda conduta obedece a uma causa concreta, ou seja, diante de uma determinada situação os seres humanos tendem a comportar-se sempre de uma maneira ou de outra; motivação, que significa que toda conduta está sempre motivada por algo ou por uma resposta a um determinado estímulo recebido; e por último o princípio da finalidade, que estabelece que todo comportamento sempre persegue um fim.

No entanto, para entender e compreender a conduta de uma pessoa são necessários outros fatores como os fatos que a provocaram, o contexto em que aconteceu e suas condições particulares como suas atitudes, temperamento, caráter, experiência prévia, entre outros e dentro deste último podemos localizar a socialização que é a influência da família, dos amigos e da sociedade em seu conjunto, que também ocupam um lugar de destaque na determinação desta. Sendo assim, conclui-se que uma conduta não é universal entre os sujeitos, pois ao possuírem um background diferente, tendem em atuar de maneira distinta ainda diante de um mesmo estímulo.

A psicologia é a disciplina que trata do estudo e da análise de condutas humanas através da observação de seus comportamentos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Conduta