Conceito de Condução

conducaoO termo condução se encontra associado à noção de movimento de objetos e, portanto se refere à ação e efeito de conduzir esses diferentes objetos, tais como um automóvel, um barco, um trem, uma bicicleta, entre outros. No entanto, é observado diferentes usos e aplicações de acordo com o contexto no qual se emprega.
A condução de um veículo implica na ação de fazer funcionar o mesmo de uma maneira controlada, quer seja que se trate de um veículo a motor, tal é o caso de um trem ou de um automóvel, ou de um veículo sem motor como pode ser o triciclo e a bicicleta. O condutor, tal como se denomina a pessoa que realiza a ação de conduzir, deverá conduzir obedecendo às normas que se encontram em vigência no lugar na qual leva a cabo a ação. Entre estas normas se contam, por exemplo, a exigência de contar com uma licença para conduzir, na qual será expedida pela autoridade competente logo que se submete a um teste e de contar com a idade exigida por lei. Na maioria dos países a maioridade se alcança aos 18 anos e coincide com a possibilidade de exercer o direito de conduzir um veículo.

Mesmo assim, existem algumas exceções, já que existem países que dão permissões especiais a determinadas pessoas para que possam conduzir ainda não tendo alcançado os 18 anos e sobre a restrita supervisão e responsabilidade de um adulto.

Dependendo do veículo em questão é que variarão às normas de condução, por exemplo, para conduzir uma bicicleta se exige à utilização de um capacete e respeitar os sinais de trânsito como qualquer outro veículo, ou seja, se existe um semáforo vermelho a bicicleta também não deverá avançar.

No caso das motocicletas, também se exige o uso do mencionado capacete e quanto aos automóveis, além do respeito aos sinais de trânsito, se exige o uso do cinto de segurança e não conduzir se ingeriu álcool ou qualquer outro tipo de drogas, já que os mesmos podem afetar seriamente os reflexos e ocasionar acidentes.

Por outro lado, a condução de eletricidade é a transmissão de carga elétrica mediante um cabo ou outro corpo. A condução de calor, por sua vez, é a transmissão de calor, quer seja por contato direto ou através de outros corpos. No entanto, nas instâncias da Engenharia uma condução será o conjunto de condutos ou de tubos dispostos para a circulação de algum fluido.

Também se emprega a palavra com frequência no mundo da televisão e do rádio para se referir àquelas ações que um locutor ou repórter dizem em um programa, amenizando, informando e entretendo à sua audiência. “A condução do segmento esteve ao mando do jornalista William Bonner.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Condução. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/conducao >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Condução