Conceito de Condicionamento Físico

Condicionamento-FisicoTodos os dias as pessoas buscam atingir o auge de um estilo de vida mais saudável. Isso tem sido estimulado por médicos, especialmente por cardiologistas, ao recomendar o exercício físico como principal protetor do sistema cardiovascular. Os endocrinologistas, por sua vez, consideram o tratamento de primeira linha para distúrbios como a síndrome metabólica e um grande aliado para manter os níveis de glicose mais baixos em pessoas diabéticas. Já os fisiatras e reumatologistas indicam pela capacidade protetora de uma boa massa muscular sobre as articulações, ao mesmo tempo oferecem ao paciente uma maior resistência física diminuindo a rigidez e o próprio cansaço dessas doenças.

Caminhar é uma atividade física aeróbica que pode ser realizada por qualquer pessoa. A sociedade americana de cardiologia considera que ao caminhar 30 minutos por dia três vezes por semana a pessoa deixa de ser sedentária.

As atividades físicas mais populares são as aeróbicas. Nelas se desenvolve a resistência, a coordenação e o ritmo. Este exercício é especialmente muito bom para o coração e para os pulmões. Existe uma variante da aeróbica conhecida como Step que durante a atividade se sobe e desce de forma rítmica em um banco ou alguma altura. A atividade aeróbica também pode ser realizada em diversos equipamentos que acabaram de sair no mercado, como é o caso das bicicletas ergométricas, elípticas e as esteiras. Outras atividades combinam movimentos aeróbicos com a prática do boxe e de outras artes marciais como é o caso do Tae Bo e do Fit Combat, e inclusive os aeróbicos com bicicleta como no Spinning.

Existem outras práticas que buscam a resistência sem que haja tanto deslocamento. Este é o caso das técnicas de Pilates e TRX, que utilizam faixa elástica, bolas e pesos durante suas práticas.

Os efeitos do condicionamento físico no organismo são inúmeros, aumenta o rendimento e a resistência física, fortalece a musculatura, queima a gordura, melhora o funcionamento cardíaco, diminui a frequência cardíaca e a pressão arterial, aumenta a capacidade respiratória e consequentemente a oxigenação, melhora a coordenação e o equilíbrio, e finalmente, embora não menos importante, diminui o estresse e a ansiedade que melhoram o funcionamento do sistema imunológico contribuindo com a proteção do organismo perante as doenças.

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Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Condicionamento Físico. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/condicionamento-fisico >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

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