Conceito de Condicionamento

CondicionamentoO termo condicionamento apresenta vários usos em nossa língua, alguns associados ao uso coloquial e outros à área da psicologia que inclusive possui diversas abordagens.

No uso cotidiano, quando alguém é submetido a cumprir certa condição de trabalho, de uma situação pontual, do desenvolvimento de uma tarefa ou até mesmo de uma atividade, denomina-se condicionamento. “Seu novo amigo lhe deu condicionamento para continuar com a relação que já não tinha mais com seu grupo de amigos”.

Normalmente quando uma pessoa se submete a outra para cumprir com uma condição no sentido de manter intacta uma situação significa algo poderá ser perdido.

Por outro lado, chamamos de condicionamento à limitação que pode ser considerada no desenvolvimento de uma atividade, da vida ou do comportamento de um indivíduo. “A cadeira de rodas é um grande condicionamento para Maria na hora de locomover-se pelas ruas da cidade”.

Na psicologia, o termo condicionamento é usado para referir-se a uma modalidade de aprendizagem que serve instruir tanto animais como pessoas.

Assim, de acordo com a psicologia, podemos encontrar dois tipos de condicionamento dirigidos tanto às decisões como ao comportamento de pessoas e animais: o condicionamento clássico e o operante. O primeiro também chamado de condicionamento pavloviano se deve ao fisiologista russo Ivan Pavlov, já o outro se deve ao psicólogo norte-americano Burrhus Frederic Skinner.

O condicionamento clássico é caracterizado por sua resposta automática, ou seja, por aquilo que não foi pensado ou por um estímulo pontual. Podemos exemplificar melhor dessa maneira: estamos vendo nossa série favorita da televisão e em uma cena de fundo surge um tema musical que nos remete a fortes emoções, consequentemente, vamos sentir grande emoção, ou seja, nosso comportamento reage de acordo com o estímulo causado.

Pavlov chegou a este condicionamento através do seu estudo sobre o sistema digestivo dos cachorros. Bastava soar a campainha quando tinha a comida pronta para que o cachorro salivasse como resposta a esse estímulo. Por acaso, toda vez que soava a campainha, mesmo que não tivesse comida, o cachorro salivava.

Já o condicionamento operante se diferencia do outro porque determina prêmios e castigos, ou seja, o comportamento desejado ou esperado é conseguido a partir de uma recompensa ou castigo. Assim, a pessoa sabe que se faltar muito ao trabalho, consequentemente será despedida.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Condicionamento. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/condicionamento >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Condicionamento