Conceito de Condescendente

CondescendenteO termo condescendente é um adjetivo qualificativo que se usa normalmente para mostrar a atitude de aceitar ou assimilar o que uma pessoa diz ou faz. Uma pessoa condescendente é aquela que se mostra receptiva e aberta às propostas do próximo e aceita suas ideias de modo que se aproxima destas pessoas. Em alguns casos, pode significar uma bondade, enquanto que em outros, pode ser muito ruim dependendo do contexto.

O condescendente é a pessoa que consente ou realiza um ato de condescendência. Como diz o próprio nome, a ideia de condescendente é estabelecida por uma pessoa que está no mesmo nível da outra, ajudando a superar seus problemas e colocando-se diante do sofrimento alheio. A condescendência pode ser feita por gosto, ou seja, em situações que uma pessoa age como condescendente também pode ser beneficiada, mesmo que seja por bondade ou altruísmo, da mesma maneira que faz o próximo sentir-se querido, entendido e acompanhado. Assim, a condescendência tem a ver com a empatia, outro sentimento muito parecido.

Entretanto, em muitos casos, a ideia de condescendente também pode ter um aspecto negativo, pois tem a ver com a ideia de ação a partir da desgraça do outro e mostra o condescendente com certa sensação de superioridade em relação ao sofredor. Neste sentido, a frase “não seja condescendente comigo” significa justamente isso, ou seja, mostra uma pessoa que percebe que está sendo tratada com piedade, pena e com ar de superioridade pelo outro.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Condescendente. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/condescendente >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Condescendente