Conceito » Comunicação

Conceito de Comunicação




ComunicaçãoComunicação provêm to termo latim “communis” , que significa comum, por esse motivo, ao comunicar-se se estabelece algo comum com alguém. A comunicação como conceito é um processo de interação social através de símbolos e sistemas de mensagens que produzem como parte da atividade humana. A comunicaç4ao é uma atividade inerente à natureza humana que implica a interação e a posição comum de mensagens com significados, através de diversos canais e meios para influir, de alguma maneira, no comportamento de outros e na organização e desenvolvimento dos sistemas sociais. Considera-se a comunicação como um processo humano de interação de linguagens que encontram além da transposição da informação. A comunicação mais é um fato sociocultural do que um processo meramente mecânico.

A comunicação pode passar a ser um campo animado de investigação e teoria. É uma das mais ativas encruzilhadas no estudo profundo do comportamento humano o qual é perfeitamente compreensível, já que a comunicação é um processo social considerado fundamental. Sem a comunicação, não existiriam os grupos humanos nem as sociedades. Dificilmente se pode teorizar ou projetar uma investigação em qualquer campo do comportamento humano, sem fazer algumas suposições a respeito da comunicação humana. Comunicação e integração representam a essência do desenvolvimento não só para o ser humano senão também para uma estrutura organizacional.

Continuando a conceituar comunicação nos encontramos com que a mesma é um conjunto de técnicas e atividades que procuram a fluidez de mensagens entre os membros de uma organização, assim como entre esta e seu maio, afetando opiniões, atitudes e condutas, tanto para os receptores internos como externos à mesma, para poder alcançar com a maior eficácia seus objetivos, baseando-se na investigação para conseguir as oportunidades nas diferentes áreas em função do conhecimento das problemáticas e de distintas necessidades.

A comunicação, num nível gerencial determina a eficiência, tanto para a solução de problemas, como para o fortalecimento das relações entre aqueles que a conformam, estruturando dessa forma o planejamento e o controle.

A grande maioria das teorias da comunicação, além de assumir de alguma maneira o sentido do conceito como persuasão, não se refere explicitamente ao estudo do processo de comunicação como um fenômeno geral que se desenvolve em todo tipo de relação entre os homens, senão que concentram sua atenção principalmente na chamada comunicação social, e especialmente no uso eficaz dos meios de difusão coletiva, mais conhecidos como meios de comunicação massiva.

>> Próximo - Que Conceito >>