Conceito » Comportamento

Conceito de Comportamento




ComportamentoO comportamento é a maneira na qual se porta ou atua um individuo. Isto é, o comportamento é a forma de proceder que as pessoas ou os órgãos têm diante dos diversos estímulos que recebem e em relação ao ambiente na qual se desenvolvem.

Observando diferentes pessoas, confirmamos que existem diferentes tipos de comportamentos diante de uma mesma situação. O comportamento de uma pessoa diante de um determinado estímulo incidirá a experiência, mas também poderão ser feitos as diversas convenções sociais existentes, que de alguma maneira, nos antecipam como a sociedade espera que atuemos diante de certas situações.

Então, existem diferentes maneiras de comportar-se nas quais estarão condicionadas pelas circunstâncias em questão...

O comportamento consciente é aquele que se realiza logo após um processo de razoamento, por exemplo, cumprimentamos o professor de matemática quando o encontramos na rua. Por outro lado, o comportamento inconsciente, diferentemente do anterior, acontece de modo automático, quer dizer, o individuo não pensa ou reflete sobre a conduta que desenvolverá, ela sai naturalmente, por exemplo, tocamos e olhamos nosso dedo quando o batemos no pé da cama.

No entanto, o comportamento privado é aquele que se desenvolve justamente na área pessoal, na intimidade de casa ou na solidão; e então, o comportamento público, significa simplesmente o contrário, porque o desenvolvemos diante dos outros seres humanos ou em espaços públicos onde convivemos com o restante da sociedade ou comunidade.

Para a Psicologia é uma das disciplinas que mais trata do estudo do comportamento. Ele envolve tudo aquilo que faz um ser humano diante de seu meio. Cada interação, por menor que possa parecer significa um comportamento, entretanto, quando o comportamento começa a vislumbrar padrões repetidos, podemos falar de conduta.

Além disso, um comportamento poder ser valorizado sendo bom ou mau, dependendo do quadro observado dentro das normas sociais estabelecidas. Por exemplo, quando uma criança se comporta mal, seus pais ou professores podem repreendê-lo por não cumprir com a norma pré-estabelecida, o que conhecemos com castigo.

>> Próximo - Que Conceito >>