Conceito de Complexo de Inferioridade

complejo de inferioridadEm termos psicológicos, uma pessoa pode sofrer com complexo de inferioridade, ou seja, sentir insegurança pessoal ao posicionar-se no papel de inferioridade em relação aos outros. Uma pessoa que sofre complexo de inferioridade idealiza as virtudes do outro e minimiza os defeitos alheios enquanto tem uma visão distorcida de si mesmo.

A pessoa com complexo de inferioridade tende a minimizar as próprias potencialidades e não valoriza seus êxitos alcançados, em compensação, eleva seus fracassos de maneira traumática. Essa pessoa se condiciona com crenças negativas do tipo “não posso”, “não sou capaz”, “não sirvo para isso”, etc.

O indivíduo mencionado se comporta como se estivesse afetado por uma espécie de má sorte, enquanto os outros que estão a sua volta se encontram sempre repletos de boa sorte. O indivíduo com complexo de inferioridade fecha as portas do campo profissional como também do pessoal, pois seu pessimismo potencializa seu autoboicote.

O complexo de inferioridade está relacionado a outras carências, por exemplo, a baixa autoestima. Uma pessoa insegura se condiciona através de seu próprio pensamento e mostra uma percepção da realidade totalmente distorcida.

O sujeito inseguro está focado em suas próprias inseguranças e isso é causa dos medos que se potencializam cada vez mais. A pessoa com complexo de inferioridade se sente pouco valiosa na arte da sedução, por exemplo, acha que tem pouco a dar ao próximo.

Então, como uma pessoa insegura pode ganhar confiança em si mesma?

1. Em primeiro lugar, é essencial tomar como ponto de partida o processo de superação pessoal de sua própria história, ou seja, deve ter aspiração para crescer e evoluir a si mesmo sem se comparar com o outro.

2. Além disso, não deve ficar paralisado apesar do medo. É importante saber que os medos estão apenas em sua mente e não na realidade.

3. Tenha três objetivos em curto prazo que deseje cumprir. Estes objetivos devem ser realistas, concretos, temporais e cabíveis.

4. Não idealize ninguém porque todo ser humano tem defeitos e imperfeições. Na verdade, a essência da perfeição humana reside nessa imperfeição.

5. Enfrente os desafios da vida como uma oportunidade de aprendizagem, uma possibilidade de superação pessoal e de força.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Complexo de Inferioridade. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/complexo-de-inferioridade >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Complexo de Inferioridade