Conceito de Complexo de Electra

Complexo-ElectraO complexo de Electra explica a psicologia infantil masculina em relação ao sentimento de admiração de um filho para com sua mãe, com quem tem uma relação de máximo carinho.

Ao contrário, o filho pode sentir certo ressentimento e raiva do pai por este roubar-lhe o protagonismo. Este conceito que é um dos eixos da teoria da psicoanálise se complementa com a informação do complexo de Electra. Este termo foi utilizado pela primeira vez pelo psiquiatra e psicoterapeuta suíço Carl Gustav Jung no ano de 1912.

Este é um termo psicológico que pretende explicar a relação de admiração afetiva que uma criança sente por seu pai. Um contexto de máxima admiração que pode derivar em uma situação de ciúmes e dura rivalidade com sua mãe. Entretanto, do ponto de vista do complexo de Electra, a rivalidade de uma criança com sua mãe é menor do que aquela de uma criança para com seu pai através do complexo de Édipo, uma vez que a união afetiva entre mães e filhas é muito especial.

Existem certos comportamentos infantis que mostram o complexo de Édipo da mesma maneira que o complexo de Electra. Por exemplo, um menino bem novinho que ainda não tem claro o conceito das relações pessoais pode afirmar que quer casar com sua mãe, da mesma forma que uma menina também pode afirmar que quer casar com seu pai. Em ambos os casos, a criança interpreta o mundo a partir das referências que tem do mundo em que vive.

Do ponto de vista de um adulto, o complexo de Édipo e o complexo de Electra também podem ter certa relação com o fato de que, em certas ocasiões, as pessoas escolhem seu parceiro sentimental pelas características que guardam do modo de ser do seu progenitor. Este comportamento pode ser próprio de pessoas que não superaram este complexo em algum momento oportuno e na fase adulta buscam um reflexo do pai ou da mãe em seus possíveis parceiros sentimentais.

Enfim, tanto a explicação do complexo de Édipo como do complexo de Electra mostram como a infância pode deixar uma marca profunda na personalidade adulta como uma etapa marcada pela aprendizagem.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Complexo de Electra. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/complexo-de-electra >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Complexo de Electra