Conceito de Complexo de Édipo

Complexo-edipoO complexo de Édipo é um dos pontos centrais na teoria psicológica da psicoanálise. Este complexo se refere aos sentimentos contraditórios de amor e ódio que um filho pode sentir para com seus pais. Sentimentos contraditórios que mostram uma luta interior. O complexo de Édipo é representado por Freud como o desejo sexual inconsciente por parte do filho para com seu progenitor do sexo oposto, o que chamamos de incesto. Em consequência e de acordo com este desejo, o filho também mostra o desejo inconsciente sobre o afastamento do pai do mesmo sexo.

Freud explica o complexo de Édipo positivo com a rivalidade do filho para com o progenitor do mesmo sexo, da mesma forma que sente um desejo sexual pelo progenitor do sexo contrário. Em oposição a esse fato, Freud analisa o significado do complexo de Édipo negativo com o amor do filho em relação ao progenitor do mesmo sexo, da mesma forma que rejeita o progenitor do sexo contrário. Através do complexo de Édipo, Freud também explica qual é a pedra angular do seu regime de personalidade.

O complexo de Édipo está inspirado na mitologia grega, mais específico na personalidade de Édipo. Este mito conta a história de Édipo, uma criança que foi abandonada ao nascer e com o tempo tem que matar seu pai que desconhece e casar-se com sua mãe. O complexo de Édipo explica a psicologia da criança com grande pré-disposição para com sua mãe, enquanto o complexo de Electra foca em analisar a psicologia infantil feminina. Por volta dos dois anos e meio de idade, as crianças se mostram muito dependentes de sua mãe, inclusive estabelecem uma relação de posse e ciúmes como também pedem e reclamam por mais atenção constantemente.

Em termos coloquiais, a criança mostra seu comportamento de complexo de Édipo quando experimenta sentimentos de profunda raiva para com seu pai, da mesma forma que mostra sentimentos de máxima admiração e carinho para com sua mãe. Na verdade, a criança idealiza sua mãe e a coloca em posição de ideal por completa, cria uma imagem mental de absoluta perfeição. Deste modo, sente ciúmes do pai porque lhe rouba o protagonismo e, a partir deste ponto de vista, surgem sentimentos de raiva e ressentimento para com seu pai.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Complexo de Édipo. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/complexo-de-edipo >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Complexo de Édipo