Conceito de Competência

O termo competência é muito utilizado para classificar indivíduos que expressam sua habilidade em determinado trabalho de maneira superior a maioria, destacando-se de maneira favorável em seu campo de atuação.

Pode-se definir a competência como uma junção de varias características provenientes de um conhecimento adquirido com o tempo e estudo, ótimo desempenho para determinado feito e a capacidade de assumir as responsabilidades de uma tarefa ainda que essa não seja sua por obrigação. “O novo gerente é tão competente que conseguiu organizar todas as fichas da secretaria em apenas uma semana, coisa que nenhuma das secretarias foi capaz de fazer.” “Confio tanto na competência dos pedreiros que nunca precisei comprar material de construção a mais.”

Deve-se aclarar que competência e talento ainda que parecidos sejam traços psicologicamente distintos, pois na competência as habilidades são geradas da confiança no conhecimento que este individuo tem e em sua capacidade de tomar a iniciativa na realização de novos feitos e o talento é um dom onde um individuo naturalmente desenvolve determinada habilidade. Sendo assim uma pessoa competente pode ser considerada talentosa por sua maneira de trabalhar, mas nem todo talento pode ser considerado competente, pois ainda que o mesmo tenha a habilidade que lhe garante destaque lhe falta à força para a ação.

No âmbito jurídico a palavra competência é utilizada para determinar a área que um juiz é capacitado para julgar os casos que lhe serão dados sob sua responsabilidade, ou seja, a sua jurisdição (cível, criminal, familiar, etc.) não sendo de sua competência o julgamento de um caso de uma área distinta daquela que lhe foi determinada. “O Juiz da vara familiar transferiu o caso a outro magistrado, pois considerou o mesmo competência da vara cível devido a todas as provas anexadas ao processo.”

No âmbito político/econômico a competência tributaria é o poder que o governo tem através de nossos representantes de determinar os impostos aos quais cada individuo ou empresa estão sujeitos e que devem ser pagos para que estes possam exigir seus direitos de usufruir os benefícios que esses pagamentos trazem. “Do pagamento dos IPTU a prefeitura usou a verba para re-asfaltar todas as ruas que estavam cheias de buracos.”

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Competência