Conceito de Companheirismo

Companheirismo

O termo companheirismo é utilizado para designar o tipo de relação ou vínculo estabelecido entre colegas e que tem como principais características as atitudes de bondade, respeito e confiança entre os membros. O companheirismo é especialmente característico de certo tipo de vínculo como, por exemplo, as relações fraternais, de colegas de trabalho, de companheiros de escola, etc.

Para entender melhor o termo companheirismo é necessário definir o que é um companheiro. Neste sentido, podemos alegar que um companheiro é a pessoa que compartilha com a outra determinadas situações, vivências e sentimentos em um ou vários momentos de sua vida. Ao longo da história de cada indivíduo podem aparecer inúmeros companheiros que estão certos lugares ou espaços e com os quais estabelecem diferentes tipos de companheirismo.

O companheirismo é um fenômeno tão importante para a vida comunitária que é possível encontrá-lo não só nos seres humanos, mas também em muitas espécies animais que vivem em manada e que necessitam um dos outros para poder sobreviver em determinados meios.

Para que existam os laços de companheirismo, é necessário que os seres reprodutores tenham como objetivo primordial a defesa e a manutenção do bem-estar de seus companheiros. Embora haja muitas relações em que um indivíduo pode estar interessado no bem-estar do outro, nem sempre acontece companheirismo, uma vez que apenas um deles pode apresentar entrega total, além de uma atitude desinteressada, constante e profundamente solidária. O companheirismo é o que une as pessoas que não podem ter nenhum vínculo sanguíneo, mas que compartilham profundamente algumas formas de pensar ou sentir e passam a considerar-se como "irmãos de alma".

O companheirismo é um dos valores que a sociedade atual tem perdido em grande parte em comparação com outras épocas anteriores. Isto se deve especialmente ao fato de estarmos hoje em uma sociedade em que os valores individualistas, materiais e altamente egocêntricos são considerados como representação de poder e vitória.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Companheirismo