Conceito de Commodities

CommoditiesA palavra commodities é um termo proveniente do inglês, que corresponde mais precisamente ao plural do termo commodity, utilizado nessa língua para denominar os produtos, mercadorias e matérias-primas.

No entanto, sua maior utilização está aplicada especialmente no mundo dos negócios e da economia, além de ser adotado em nosso idioma. Inclusive trata-se de um termo muito escutado nos meios de comunicação de todo mundo, sem falar dos países produtores de commodities, nesse caso, a atenção da economia será especial, redobrada e de interesse recorrente.

Assim, os commodities são produtos ou mesmo matérias-primas. Um commodity pode ser produzido pelo homem ou então estar presente na natureza de algum lugar geográfico em grandes quantidades. Neste último caso, podemos citar os commodities como pontuais na hora da alimentação e de sua produção, como a soja, o trigo e o milho.

Devemos mencionar o petróleo e o ouro como outra ordem de commodities que responde as mesmas características encontradas na natureza.

No entanto, vale destacar que nem todos os elementos encontrados em abundância na natureza são commodities, por exemplo, a água do mar não é considerada um commodity por não apresentar valor em termos econômicos. Assim mesmo, o pouco grau de diferenciação é outra marca do commodity, normalmente não há nenhuma diferença entre o trigo colhido num país da América Latina com aquele colhido em outra parte do mesmo continente.

Vale ressaltar que os valores dos commodities são apresentados em dólar. Não é por acaso que em alguns lugares um commodity é mais apreciado quando o valor do dólar está em alta, da mesma forma que o mesmo sofre quando está em baixa.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Commodities