Conceito de Comércio

ComercioO termo comércio significa aquela ocupação que um indivíduo possui e que está destinado a obter um benefício econômico. A palavra tem origem latina, por exemplo, os romanos a utilizavam para referir a aquelas atividades que não praticavam o lazer e através das quais obtinham dinheiro.

Por outro lado, nos últimos anos, o termo tem sido muito usado pela maioria das pessoas como sinônimo de empresa e também de indústria.

Além disso, quando queremos calcular o benefício que nos é dado em determinadas questões, por exemplo, vendemos uma propriedade muito acima do preço da qual se estava pagando no mercado, então, nesta situação, popularmente se caracteriza como um bom negócio.

Enquanto isso, o local em que é realizada uma atividade comercial qualquer, que supõe a compra venda de artigos, objetos, dentre outros, o termo é denominado de comércio. Por exemplo, João tem um comércio de antiguidades a uma quadra da praça.
Existem também outras expressões que possui em sua fórmula o termo comércio e que são muito populares na linguagem comum. Por exemplo, quando se quer dar uma ideia daquela ocupação que requer pouco esforço investido, mas que traz muito lucro, costuma ser comércio lucrativo, por exemplo, a compra e venda de móveis e objetos é um comércio lucrativo.

Por outro lado, quando se quer explicar sobre o máximo de lucro com interesse próprio, se costuma usar a expressão fazer negócio. Por exemplo, João ao maximizar e aperfeiçoar o serviço em um restaurante planeja um grande negócio.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Comércio. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/comercio >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Comércio